sexta-feira, 31 de julho de 2015

PRETO E BRANCO: ESTILO GANHA FORÇA E VIRA TENDÊNCIA

O preto e o branco são cores que são tendência pesada nas passarelas de todo o mundo para o próximo verão, mas independente disso, são tons neutros e podem ser aplicados a todos os tipos de tom de pele do mais claro ou mais escuro, assim como todas as suas variantes tonais através de sobreposição de tons e também em uso com outros tons, portanto são cores seguras e básica, que não exigem tanto a preocupação de harmonia tonal. Vou demostrar alguns exemplos do uso dessas cores !









quinta-feira, 30 de julho de 2015

GAME OF THRONES: A ATUAL SAGA FANTÁSTICA

Bom, acredito que não é de hoje, que você tenha ouvido falar da série popularizada internacionalmente pelo HBO e baseada nos livros de George M. Martin, cujo olhar reflete uma época medieval centrada na nobreza e nos seus jogos políticos, incluindo desde casamentos e nascimentos até revoltas, batalhas e guerras.
Sim, falarei sobre Game of Thrones !


Eu posso dizer que acompanho a série desde a primeira temporada e digo que vale a pena, é uma série instigante, que leva aos seus milhões de telespectadores no mundo a pensar, fantasiar e colocar-se na posição de todos os personagens da drama.
O tema central da série são os jogos de poder de cada família e região, trazendo de tabus como incestos, nudez e homossexualidade, até relações políticas baseadas na História da Europa e os fundamentos de honra, família e liderança.
Como seu cenário consistindo em um mundo mágico repleto de grandes castelos e com uma grande e bem estruturada história prévia, que começa a ser assolado por grandes e emergentes perigos desconhecidos, apresenta-se os principais personagens ( chamados de POV, por conta de narrarem acontecimentos nos livros e serem o principal foco das ações na série) que possuem um papel primordial na trama, solucionando, agravando ou não alterando o rumo da história, logo não se sabe exatamento qual será o POV importante no desenrolar da trama, causando favoritismos e maior expectativa...E como esse mundo é tão heterogêneo, nada melhor que usar um ou dois POV em cada região ( que possui uma geografia completamente diferente e mágica).
Portanto, recomendo a todos assistirem esse série...

terça-feira, 28 de julho de 2015

CREATINA: MILAGRE DA MUSCULAÇÃO OU APENAS PROMESSA

Um assunto que ronda todos os praticantes de musculação é a suplementação, tanto em produtos como dosagens e administração, e claro, nunca se pode generalização, afinal se isso ocorresse todos sairíamos com um listinha feita pelos "trainers ", dizendo o que tomar, quando e o porquê, mas esse assunto necessita de uma abordagem muito específica e de um profissional mais habilitados como os nutrólogos ou nutricionistas.

Mas nesse post, falarei sobre um suplemento específico, citado por muitos como milagroso e por outros como apenas mais um na prateleira - a creatina - e, ainda falar um pouco sobre seu custo-benefício, tratando desde a fisiologia que essa substância tem no seu organismo, até sobre sua ação sobre o ganho de força e performance nas academias.

Antes de mais nada a creatina é um substância produzida pelo próprio organismo animais, isto mesmo, é uma substância endógena, formada por 3 aminoácidos: glicina, arginina e metionina; portanto, esta presente em carnes e peixes, logo o seu consumo pela população já ocorre de maneira satisfeita, entretanto entre os praticantes de musculação, a quantidade mínima por dia de carne ultrapassa 1 kg de carne ! Assim, o consumo se faz necessário em alguns casos.

A creatina é produzida pelo fígado em sua maior parte, adquirindo a corrente sanguínea, até chegar a musculatura, onde adquire o importante papel de produção de energia.

Basicamente, a função do músculo é deslizar os filamentos de miosina sobre o de actina, é isso requer energia (tanto na contração como no relaxamento), exigindo suporte energético em forma e ATP através do processo de respiração celular aeróbica, no entanto, essa moléculas se esgotam rapidamente sobre intensa atividade física, uma vez que o oxigênio atribuído por você durante a respiração passa a não suprir as reais necessidades do seu músculo durante o movimento, deslocando todo o sistema produtor de energia para o processo anaeróbico ( quando não há adequada demanda de oxigênio ), convertendo a molécula de glicose ( que é básica na produção de energia pela célula ) em ácido láctico, e essa substância não é nada interessante para o sua musculatura, uma vez que provoca a sensação de queimação, promovendo fadiga e reduzindo a performance !

Em relação ao efeito que a creatina produz no seu organismo, ela atua sobre a a forma de fosfocreatina, isto é, ele quando o ATP se esgota, a fosfocreatina cede seu fosfato para o ADP que retorna a ser ATP, isto é, com energia ( ou seja, a creatina prolonga a disponibilidade de energia e reduz a fadiga, porque torna a necessidade da musculatura em produzir ácido láctico menor ) é claro que no cessar da atividade, as moléculas se reintegram e essa ácido retorna a ser uma molécula de glicose, cessando também a fadiga, além disso, fazendo um ressalve, tudo ocorre de maneira tão dinâmica que o processo de aerobiose (aquele relacionado aos ATPs) e anaerobiose ( ácido láctico) ocorre de maneira tão dinâmica que os dois processos ocorrem ao mesmo tempo e existem até fibras musculares, onde esses processos ocorrem de modo mais predominante, as chamada fibras vermelhas e branca, mas acredito que esse seja tema para um outro post !


Mas a creatina não reduz apenas a fadiga, ele promove também um aumento de força, relembrando que há maior suporte energético ! e também provoca o acúmulo de água nas fibras musculares, devido a condições osmóticas, assim provoca um aumento do tamanho muscular, e consequentemente, satisfazendo muitos biótipos como os mais magros ( ectomorfos) e também mesomorfos, que explicarem em outro post também !

Claro, você já percebeu que a creatina é tudo de bom...Mas será que realmente vale a pena ? Não será prejudicial a saúde ?

Se seu objetivo for o ganho de massa muscular, pode ser dito que a Creatina vale a pena, no entanto recomenda-se uma dosagem diária de 3 g ao dia, não havendo muitas contraindicações, apenas em problemas renais, pois o produto da degradação de fosfocreatina - a creatinina é eliminada pelos rins.

Outro detalhe interessante, e que é recomendado é consumir 5-6 g durante a primeira semana, fazendo a chamada saturação de creatina e, posteriormente, apenas a manutenção. O ideal é fazer esse ciclo durante 3 meses acompanhados de um rotina na academia.

Não existe um horário definido para tomar creatina, pois ela póssui um efeito acumulativo, mas se costuma tomar antes do treino e, desse modo, concluo que no ganho de massa, força e desempenho a creatina é primordial na sua rotina !

domingo, 26 de julho de 2015

COLECALCIFEROL (VITAMINA D3)

Nesse post, abordo um tema essencial na vida saudável, uma vez que dificilmente conseguimos suprir todas necessidades diárias em relação aos chamados micronutrientes ( são assim chamadas pela pequena quantidade, como vitaminas e sais minerais, se comparado aos macronutrientes, como proteínas e carboidratos), mas de todo modo seu consumo é primordial, havendo tanta importância, que na sua ausência, doenças graves como escorbuto, beribéri, bócio endêmica, raquitismo, dentre outras chamadas de doenças carências passam a emergir e, no entanto não é algo que você precise se preocupar, porque agências reguladoras tendem a fazer vigilância e combate com medidas importante, como, por exemplo, a adição de ferro e ácido fólico na farinha, ou iodo no sal, que são preventivas e muito eficazes nesse combate !
Mas como o título desse post sugere, tratarei do colecalciferol para os íntimos ou vitamina D ( sendo D3 ) como é mais conhecida !

Antes de tudo é interessante falar que essa vitamina é lipossolúvel, tendo metabolismo hepático e, além disso, ela é considera um hormônio esteroide, pois além de ser encontrada em alimentos como peixe, ovos e leite em pequenas quantidades (20%), ela é produzida pelas próprias células da pele, isto é, endogenamente, quando essa células são estimuladas pela luz ultravioleta, assim o uso de filtro solar pode prejudicar essa produção em alguns casos, havendo necessidade de um banho de sol no começo ou final do dia sem filtro ou com PHS mais baixo para adequação à demanda de vitamina D !

Com base em tudo isso, vou falar um pouco sobre o benefício dessa vitamina na nossa saúde !


  • METABOLISMO DO CÁLCIO : a mais importante função da vitamina D, tanto em sua forma de colecalciferol (encontrada em animais) como ergocalciferol (encontrada em plantas) é a regulação da calcemia (presença de cálcio no sangue), atuando em 3 órgãos-alvo :
  1. No intestino, ela aumenta a captação de cálcio, sendo ativa no duodeno e passiva no jejuno, através de regulação de certas moléculas que favoreçam sua absorção intestinal.
  2. Nos rins, através dos túbulos contorcidos distais, que eliminam menos cálcio na urina, assim como fosfato.
  3. Nos ossos, atuam regulando a relação osteoblastos e osteoclastos, isto é, produção de matriz óssea e destruição, com tendência para a produção, portanto, estimula a fixação de cálcio nos ossos.

  • SISTEMA IMUNOLÓGICO : atua combatendo neoplasias por estimulação de mecanismos apoptóticos, modula a autoimunidade por regulação de citocinas inflamatórias, ou seja diminui o risco de câncer e também o risco de doenças autoimunes.

  • OUTROS: atua regulando a pressão arterial, aumenta a fertilidade masculina e feminina, atua no crescimento muscular por aumento do volume e força muscular, modula a atividade pancreática, controlando a liberação de insulina.

sexta-feira, 24 de julho de 2015

MINOXIDIL - TRATAMENTO PARA OS CALVOS

Embora já tenha comentado esse tema antes no post sobre latanoprosta, achei outro tratamento muito usado em todo mundo e resolvi fazer um post sobre ele !


O tratamento que falei acima é a solução de minoxidil a 2-5% e comentarei tópicos relevante e primordiais para quem está começando a perder alguns fios...

Antes de falar do Minoxidil, vou retomar a questão do ciclo capilar, para que você possa compreender de modo satisfatório e primordial, como é a ação da substância e ainda, desvendar alguns de seus efeitos, além de entender que a queda acentuada inclui várias causas em ambos os sexo como a calvície androgenética e até anemia e carência nutricionais, como a falta de ferro, zinco e biotina, que tornam a estrutura capilar mais susceptível à queda.

Existem três fases básicas de crescimento capilar:




  • Fase Anágena: É a fase de formação e crescimento capilar, onde o cabelo cresce todo mês e dificilmente cai se puxarmos com os dedos. É a fase de maior duração (vários anos) no paciente normal. Comparado à uma planta é a fase de crescimento e formação das folhas nas estações da Primavera e Verão.
  • Fase Catágena: É a fase de amadurecimento da Unidade Folicular, onde o cabelo pára de crescer e fica fácil de sair quando puxamos. Seria a estação do Outono para as plantas quando as folhas começam a cair.
  • Fase Telógena: É a fase de queda capilar, o paciente observa nitidamente a queda de cabelos no travesseiro e no banho. Seria a estação do Inverno para as plantas.

  • O minoxidil atua no ciclo do cabelo, prolongando a fase anágena ou de crescimento. O seu agente ativo (substância responsável pela estimulação do folículo piloso) é o sulfato de Minoxidil. Estimula a multiplicação das células da matrix (raiz do cabelo) aumentando a circulação sanguinea no couro cabeludo, o que permite uma melhor oxigenação dessa região melhorando as possibilidades de crescimento saudável para os fios de cabelo existentes.


    Inicialmente, o Minoxidil era usado para o tratamento da hipertensão como vasodilatador, ou seja, auxilia na expansão da trama vascular, mas com o uso em pacientes, foi notado, aumento de pelos nos corpos e, assim, passou a ser usado contra a alopecia androgenética (calvície).

    Seus efeitos inclui anormalidades na regulação de pressão arterial no âmbito sistêmico, e por seus uso tópico (mais comum) irritação e coceira, por conta dos aditivos colados na fórmula e, pode causar caspa em alguns casos, mas nada com que você precise realmente se preocupar, uma vez que seus efeitos são bem menores que a finasterida, embora eu acredito que alatanoprosta seja uma opção mais segura e eficiente.

    quinta-feira, 23 de julho de 2015

    LATANOPROSTA: O ACIDENTE QUE PROMETE MUDAR A VIDA DOS CALVOS





    A Latanoprosta está sendo cada vez mais indicada para o tratamento da alopecia e calvície, mas o que se sabe a seu respeito ? indicações e efeitos colaterais ?

    Na verdade esse fármaco (análogo direto da prostaglandina alfa-F2 ) não pertencia ao grupo dos produtos anti-queda, mas aos colírios ! Sim, idêntico ao Cicatricure e derivados (enzima colagenase), que prometiam uma resposta eficaz ao tratamento de cicatrizes, e, posteriormente, se provaram bem eficazes no tratamento de rugas como produtos antievelhecimento... Do mesmo modo, a Latanoprosta foi inicialmente usada como tratamento para o glaucoma, demostrou aumentar em 22 % os fios do cílios, e logo se associou ao tratamento de alopecia e calvície !
    Muitos dermatologistas, já recomendam esse produto, uma vez que produz efeitos colaterais bem menores que a tradicional Finasterida, no entanto, nos próprios olhos, sabe-se que pode promover pigmentação amarronzada na íris e, não se definiu esse efeitos nos cabelos, mas, de todo modo, a maior parte da população apresenta cabelos escuros ou brancos...


    Mas então, percebendo que estou perdendo fios, vou pingar colírio no couro cabeludo ? A resposta é definitivamente NÃO ! Primeiro, você deve procurar um dermatologia e, além disso, há outros meio como a espuma ( feita a partir da receita médica em farmácia de manipulação ) com concentração adequada do produto, que tornam os efeitos muito mais eficazes !


    Falando sobre queda de cabela, é importante entender que fios caem todos dia, chegando em média aos cem fios e isso é natural, pela fase de crescimento dos pelos...

    Explicando cada fase, pode se comparam as fase do ciclo capilar com as folhas em relação às estações do ano:



    • Fase Anágena: É a fase de formação e crescimento capilar, onde o cabelo cresce todo mês e dificilmente cai se puxarmos com os dedos. É a fase de maior duração (vários anos) no paciente normal. Comparado à uma planta é a fase de crescimento e formação das folhas nas estações da Primavera e Verão.
    • Fase Catágena: É a fase de amadurecimento da Unidade Folicular, onde o cabelo pára de crescer e fica fácil de sair quando puxamos. Seria a estação do Outono para as plantas quando as folhas começam a cair.
    • Fase Telógena: É a fase de queda capilar, o paciente observa nitidamente a queda de cabelos no travesseiro e no banho. Seria a estação do Inverno para as plantas.
    Isso tudo é fisiológico, isto é, normal ! Mas se torna patológico, quando a queda é acentuada e isso inclui várias causas em ambos os sexo como a calvície androgenética e até anemia e carência nutricionais, como a falta de ferro, zinco e biotina, que tornam a estrutura capilar mais susceptível à queda.

    Mas retornando, ao assunto calvície e seu tratamento, sabe-se que a Latanoprosta estimula as fases de anágênese e, desse modo, aumentam a rapidez do ciclo, favorecendo o aumento de densidade do cabelo, assim como sua pigmentação, e aumentam a transformação de pelos velus (aqueles bem finos ) e em pelos terminais ( mais grossos ), tornando o tratamento dessa nova substância no mercado em contra partida ao minoxidil, bastante eficiente, valendo a pena a adesão e discussão à respeito do melhor tratamento com o seu dermatologista, lembrando que quando mais cedo o tratamento e prevenção, melhores os resultados !!

    Há outros tratamento como o minoxidil, que farei um post exclusivo

    quarta-feira, 22 de julho de 2015

    CASPA: UM PROBLEMA DO INVERNO



    Estamos no inverno e é nesse período em que vemos com mais frequências os temidos fragmentos brancos em roupas e no próprio cabelo, então nesse post, falarei sobre a problemática caspa, que também tem outro nome - dermatite seborreica.

    Por definição, a caspa é uma descamação excessiva do couro cabeludo, na qual surgem entre os fios umas pequenas escamas brancas, sem a presença de inflamação do couro cabeludo, sendo assim considerada a forma mais leve da dermatite seborreica no couro cabeludo, podendo haver coceira e vermelhidão e, em alguns casos mais graves, até prurido. Há relação com a alcalinização do couro cabeludo, isto é, aumento do pH e predisposição genética. Portanto, a pele do escalpo elimina mais células do que o normal.

    Nessa eventual desconveniência, há a presença de dois fungos :Pityrosporum Ovale e o Pityrosporum Orbicular em cerca de 75 % dos casos de dermatite seborreica, mas está presente também em 50 % dos couros cabeludos normais,nos casos de caspa o que prevalece é o Pityariasis capitis assim um tratamento recomendado por dermatologistas é o uso de shampoos com antifúngicos como o cetoconazol, esse desconforto é crônico, voltando geralmente no inverno por conta de sua relação com o vento, umidade, suor, uso de bonés, estresse, água quente no banho e alterações hormonais. Em alguns casos acredita-se que alimentos de baixo valor nutritivo, possam contribuir como óleos, carboidratos e outros pobres em proteínas. A exposição solar alivia os sintomas, logo esse problema desaperece com mais frequência no verão.

    A caspa não tem tratamento, mas tem algumas recomendações:

    • Uso de shampoos que contém piritionato de zinco, alcatrão, sulfato de selênio e ácido salicílico.
    • Lavagem diária com água fria ou morna (mesmo no inverno !)
    • Dieta menos gordurosa
    • Evitar bonés, gorros e dormir com o cabelo molhado

    terça-feira, 21 de julho de 2015

    ESTRIAS: APARECERAM E NÃO SEI O QUE FAZER

    Temida por muita gente, as estrias são a preocupação dos praticantes de musculação até garotos na fase dos "estirão", ou seja, pessoas que estão crescendo, vou falar um pouco sobre esse monstro e tentar achar possíveis soluções a esse problema...
    Esse monstro nada mais é do que um cicatriz !
    O problema está na derme ( a segunda camada da pele, onde existe o colágeno e a elastina, responsáveis pela composição desse tecido), havendo rompimento das fibras elásticas ( aquelas responsáveis pela flexibilidade) e das fibras colágenas ( aquelas responsáveis pela tensão), acaba promovendo uma a formação de um tecido cicatricial.
    As causas incluem o crescimento rápido, efeitos sanfona, "tempestades" hormonais ( o excesso de cortisol é um problema e pode causar estrias arroxeadas, destinarei um post específico para isso) e ressecamento da pele

    Basicamente, existem dois tipos de cicatrizes: as brancas e as vermelhas.

    As brancas são as mais antigas, menores e de pior tratamento, pois já foram consolidadas e tem melhoras mais discretas
    As vermelhas são mais recentes, maiores e de melhor tratamento, pois ainda existe inflamação no local, ou seja, não está consolidada, havendo melhoras significativas

    Em relação à prevenção, a grande recomendação é o consumo abusivo e excessivo de água e hidratação da pele, que em alguns casos chega a melhorar os aspectos das estrias

    Caso você já sofra com isso, existem alguns tratamento que tornam as estrias mais discretas:



    • Laser: É um tratamento bem moderno para redução das estrias. Os tipos de lasers utilizados para o tratamento de estrias têm afinidade pela água da pele e, ao atingir a pele, promovem a sua vaporização localizada. Isso estimula uma nova organização desse tecido, com formação de novas fibras de colágeno e elastina. Um tipo muito utilizado é o Laser Fracionado de CO2, por promover grande melhora, com poucos efeitos colaterais.

    • Dermoabrasão: É realizado um tipo de lixamento da pele que, ao escoriar a pele, elimina uma boa parte da camada superficial. Isso também estimula um processo cicatricial na pele, ajudando na produção de colágeno e elastina.

    • Ácidos: O tratamento é realizado com aplicação de cremes ou géis à base de ácido retinóico ou alfa-hidroxi-ácidos (AHA) que aceleram a renovação celular e atua na formação de colágeno novo. Os resultados começam a ser percebidos após um ano e deve ser interrompido se a pessoa for para o sol.

    • Lipoaspiração: Para alguns casos a aspiração da gordura superficial na região onde não há estrias estimula a produção de colágeno da pele, melhorando sua elasticidade.

    • Peeling: Este tratamento é realizado através do lixamento da pele feito com o Skin Lifting, um aparelho italiano que promove um tipo de peeling profundo, ou dermoabrasão, devido à ação abrasiva de um jato de microcristais de óxido de alumínio. O peeling elimina de forma suave e uniforme as camadas superficiais da epiderme. O que leva a regeneração celular, resultando no surgimento de uma nova pele.

    PENSAMENTOS E DESABAFOS

    Batendo a real, recebi muitas críticas em que julgam a exposição das fotos, que costumo postar, levantando idéias a meu respeito que pouco condizem com a realidade... O fato é que não existe problema em postar fotos sem camisa ou de cueca ! O estereótipo não condiz com a realidade.... Minha proposta do insta, é mostrar minha evolução física e isso não implica em tanta polêmica... Se acha que não fica legal para um estudante de Medicina, você é hipócrita, uma vez que sou tão "gente" como qualquer outro, com os mesmos direitos e reivindicações... Desculpa, pelo desabafo !

    SEGUE UM POEMA :

    Quero que todos me vejam
    Do mesmo jeito que me vejo
    Ao me virem, me desejam
    Muitos likes destinados a mim
    Nem que para isso me exiba
    Um sorriso ou um bocejo
    Um voz ou um desejo
    Não há o que me iniba
    Sempre acho o meu ângulo
    No espaço de um retângulo
    Me distraio entre poses e pessoas
    Mas o que adianta tanto apreço ?

    Quer saber ? Não sou Narciso
    Meu reflexo é imagem
    Quem ama me percebe
    Sem efeitos ou molduras
    E de um ângulo distinto e único
    Meu ego ? Eu não envergo
    Apenas não mostro toda verdade
    Que é aquilo que sinto !