quinta-feira, 23 de julho de 2015

LATANOPROSTA: O ACIDENTE QUE PROMETE MUDAR A VIDA DOS CALVOS





A Latanoprosta está sendo cada vez mais indicada para o tratamento da alopecia e calvície, mas o que se sabe a seu respeito ? indicações e efeitos colaterais ?

Na verdade esse fármaco (análogo direto da prostaglandina alfa-F2 ) não pertencia ao grupo dos produtos anti-queda, mas aos colírios ! Sim, idêntico ao Cicatricure e derivados (enzima colagenase), que prometiam uma resposta eficaz ao tratamento de cicatrizes, e, posteriormente, se provaram bem eficazes no tratamento de rugas como produtos antievelhecimento... Do mesmo modo, a Latanoprosta foi inicialmente usada como tratamento para o glaucoma, demostrou aumentar em 22 % os fios do cílios, e logo se associou ao tratamento de alopecia e calvície !
Muitos dermatologistas, já recomendam esse produto, uma vez que produz efeitos colaterais bem menores que a tradicional Finasterida, no entanto, nos próprios olhos, sabe-se que pode promover pigmentação amarronzada na íris e, não se definiu esse efeitos nos cabelos, mas, de todo modo, a maior parte da população apresenta cabelos escuros ou brancos...


Mas então, percebendo que estou perdendo fios, vou pingar colírio no couro cabeludo ? A resposta é definitivamente NÃO ! Primeiro, você deve procurar um dermatologia e, além disso, há outros meio como a espuma ( feita a partir da receita médica em farmácia de manipulação ) com concentração adequada do produto, que tornam os efeitos muito mais eficazes !


Falando sobre queda de cabela, é importante entender que fios caem todos dia, chegando em média aos cem fios e isso é natural, pela fase de crescimento dos pelos...

Explicando cada fase, pode se comparam as fase do ciclo capilar com as folhas em relação às estações do ano:



  • Fase Anágena: É a fase de formação e crescimento capilar, onde o cabelo cresce todo mês e dificilmente cai se puxarmos com os dedos. É a fase de maior duração (vários anos) no paciente normal. Comparado à uma planta é a fase de crescimento e formação das folhas nas estações da Primavera e Verão.
  • Fase Catágena: É a fase de amadurecimento da Unidade Folicular, onde o cabelo pára de crescer e fica fácil de sair quando puxamos. Seria a estação do Outono para as plantas quando as folhas começam a cair.
  • Fase Telógena: É a fase de queda capilar, o paciente observa nitidamente a queda de cabelos no travesseiro e no banho. Seria a estação do Inverno para as plantas.
Isso tudo é fisiológico, isto é, normal ! Mas se torna patológico, quando a queda é acentuada e isso inclui várias causas em ambos os sexo como a calvície androgenética e até anemia e carência nutricionais, como a falta de ferro, zinco e biotina, que tornam a estrutura capilar mais susceptível à queda.

Mas retornando, ao assunto calvície e seu tratamento, sabe-se que a Latanoprosta estimula as fases de anágênese e, desse modo, aumentam a rapidez do ciclo, favorecendo o aumento de densidade do cabelo, assim como sua pigmentação, e aumentam a transformação de pelos velus (aqueles bem finos ) e em pelos terminais ( mais grossos ), tornando o tratamento dessa nova substância no mercado em contra partida ao minoxidil, bastante eficiente, valendo a pena a adesão e discussão à respeito do melhor tratamento com o seu dermatologista, lembrando que quando mais cedo o tratamento e prevenção, melhores os resultados !!

Há outros tratamento como o minoxidil, que farei um post exclusivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário