Esse monstro nada mais é do que um cicatriz !
O problema está na derme ( a segunda camada da pele, onde existe o colágeno e a elastina, responsáveis pela composição desse tecido), havendo rompimento das fibras elásticas ( aquelas responsáveis pela flexibilidade) e das fibras colágenas ( aquelas responsáveis pela tensão), acaba promovendo uma a formação de um tecido cicatricial.
As causas incluem o crescimento rápido, efeitos sanfona, "tempestades" hormonais ( o excesso de cortisol é um problema e pode causar estrias arroxeadas, destinarei um post específico para isso) e ressecamento da pele
Basicamente, existem dois tipos de cicatrizes: as brancas e as vermelhas.
As brancas são as mais antigas, menores e de pior tratamento, pois já foram consolidadas e tem melhoras mais discretas
As vermelhas são mais recentes, maiores e de melhor tratamento, pois ainda existe inflamação no local, ou seja, não está consolidada, havendo melhoras significativas
Em relação à prevenção, a grande recomendação é o consumo abusivo e excessivo de água e hidratação da pele, que em alguns casos chega a melhorar os aspectos das estrias
Caso você já sofra com isso, existem alguns tratamento que tornam as estrias mais discretas:
- Laser: É um tratamento bem moderno para redução das estrias. Os tipos de lasers utilizados para o tratamento de estrias têm afinidade pela água da pele e, ao atingir a pele, promovem a sua vaporização localizada. Isso estimula uma nova organização desse tecido, com formação de novas fibras de colágeno e elastina. Um tipo muito utilizado é o Laser Fracionado de CO2, por promover grande melhora, com poucos efeitos colaterais.
- Dermoabrasão: É realizado um tipo de lixamento da pele que, ao escoriar a pele, elimina uma boa parte da camada superficial. Isso também estimula um processo cicatricial na pele, ajudando na produção de colágeno e elastina.
- Ácidos: O tratamento é realizado com aplicação de cremes ou géis à base de ácido retinóico ou alfa-hidroxi-ácidos (AHA) que aceleram a renovação celular e atua na formação de colágeno novo. Os resultados começam a ser percebidos após um ano e deve ser interrompido se a pessoa for para o sol.
- Lipoaspiração: Para alguns casos a aspiração da gordura superficial na região onde não há estrias estimula a produção de colágeno da pele, melhorando sua elasticidade.
- Peeling: Este tratamento é realizado através do lixamento da pele feito com o Skin Lifting, um aparelho italiano que promove um tipo de peeling profundo, ou dermoabrasão, devido à ação abrasiva de um jato de microcristais de óxido de alumínio. O peeling elimina de forma suave e uniforme as camadas superficiais da epiderme. O que leva a regeneração celular, resultando no surgimento de uma nova pele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário