quarta-feira, 22 de julho de 2015

CASPA: UM PROBLEMA DO INVERNO



Estamos no inverno e é nesse período em que vemos com mais frequências os temidos fragmentos brancos em roupas e no próprio cabelo, então nesse post, falarei sobre a problemática caspa, que também tem outro nome - dermatite seborreica.

Por definição, a caspa é uma descamação excessiva do couro cabeludo, na qual surgem entre os fios umas pequenas escamas brancas, sem a presença de inflamação do couro cabeludo, sendo assim considerada a forma mais leve da dermatite seborreica no couro cabeludo, podendo haver coceira e vermelhidão e, em alguns casos mais graves, até prurido. Há relação com a alcalinização do couro cabeludo, isto é, aumento do pH e predisposição genética. Portanto, a pele do escalpo elimina mais células do que o normal.

Nessa eventual desconveniência, há a presença de dois fungos :Pityrosporum Ovale e o Pityrosporum Orbicular em cerca de 75 % dos casos de dermatite seborreica, mas está presente também em 50 % dos couros cabeludos normais,nos casos de caspa o que prevalece é o Pityariasis capitis assim um tratamento recomendado por dermatologistas é o uso de shampoos com antifúngicos como o cetoconazol, esse desconforto é crônico, voltando geralmente no inverno por conta de sua relação com o vento, umidade, suor, uso de bonés, estresse, água quente no banho e alterações hormonais. Em alguns casos acredita-se que alimentos de baixo valor nutritivo, possam contribuir como óleos, carboidratos e outros pobres em proteínas. A exposição solar alivia os sintomas, logo esse problema desaperece com mais frequência no verão.

A caspa não tem tratamento, mas tem algumas recomendações:

  • Uso de shampoos que contém piritionato de zinco, alcatrão, sulfato de selênio e ácido salicílico.
  • Lavagem diária com água fria ou morna (mesmo no inverno !)
  • Dieta menos gordurosa
  • Evitar bonés, gorros e dormir com o cabelo molhado

Nenhum comentário:

Postar um comentário